top of page

Histórico

INICIAM OS TESTES...

Ana e Leonan testam a cultura de água em gelatina em folha. Bárbara faz lista de apps que contribuem nas análises de água. Chico atesta que experimento sobre condutividade elétrica funciona.
14 de Maio, 2015​

PROJETO APROVADO!

O projeto "PESQUISA DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) PARA O ESTUDO E ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA NA PROMOÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA" foi aprovado com bolsa PROBIC/FAPERGS!

10 de Junho, 2015​

SURGE O "CONEXÃO DELTA"

A equipe de colaboradores escolheu o nome do projeto e começou a desenvolver os protocolos de atividades práticas.​

09 de Julho, 2015​

PROJETO-PILOTO EM SANTO ÂNGELO

A turma 301 do 3º ano Ensino Médio Politécnico do Colégio Estadual Pedro II fez a saída a campo no arroio Itaquarinchim.​

15 de Setembro, 2015​

PROJETO-PILOTO EM SANTA MARIA

O projeto começa a ser desenvolvido no Colégio Militar de Santa Maria pelos estudantes do Clube de Ciências.

15 de Setembro, 2015​

DELINEANDO O PROJETO​

Em reunião com o orientador Luiz Caldeira, ficou definido que o projeto envolveria a produção de materiais de baixo custo para a análise de água.
23 de Abril, 2015​

SEGUNDA EDIÇÃO NO CMSM

O projeto reinicia no Colégio Militar de Santa Maria.

08 de Março, 2016 

CONEXÃO DELTA DO COLÉGIO PEDRO II NAS MISSÕES

As atividades começam com a turma 302 fazendo uma visita de estudos interdisciplinares a São Miguel das Missões. Lá os estudantes coletam água na fonte Missioneira e analisam o pH.

11 de Maio, 2016

INVESTIGANDO O ARROIO ITAQUARINCHIM

A turma 302 fizeram saída a campo e coletaram água do arroio Itaquarinchim perto da escola, verificando pH e fazendo culturas.

31 de Maio, 2016

VISITANDO A CORSAN

Estudantes do Pedro II Realizam visita de estudos à Estação de Tratamento de Esgoto e de Água da CORSAN, coletando água em outro ponto do arroio Itaquarinchim para análise do pH.

15 de Junho, 2016

CONFERÊNCIA "AMBIENTE & VIDA"

Ocorre no Pedro II evento para debater questões ambientais relacionadas ao projeto.

09 de Agosto, 2016

TURMA 302 REALIZA ATIVIDADES COM EMEF MARGARIDA

A turma 302 do Colégio Estadual Pedro II realizou uma conversa com a turma de 6º ano da EMEF Margarida Pardelhas explicando sobre poluição, cuidados com o solo, a água e a atmosfera. Depois  fizeram visita de estudos ao arroio Itaquarinchim (ponto central) e coletaram amostras de agua para análises.

25 de Agosto, 2016

ESTUDANTES APRESENTAM O PROJETO

Os resultados prévios do projeto são apresentados por estudantes em mostra de trabalhos da 14ª CRE na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - Santo Ângelo) e em mostra de trabalhos do CPERS 9º núcle, ocasião em que o trabalho foi selecionado para mostra estadual.

06 de Outubro, 2016

PROJETO É SELECIONADO EM PRÊMIO NACIONAL

O trabalho desenvolvido pela turma 302 no Colégio Pedro II foi inscrito no prêmio Respostas para o Amanhã e foi selecionado entre 330 projetos da região sul, ficando entre os 25 escolhidos do Brasil! Isso rendeu à escola um notebook de uso comum!

11 de Novembro, 2016

PLANTIO DE ÁRVORES NO "TÚNEL VERDE"

Pedro II participa de plantio de mudas nativas em Santo Ângelo..

21 de Setembro, 2016

PARTICIPAÇÃO EM MOSTRA PEDAGÓGICA DO CPERS

O trabalho desenvolvido em Santo Ângelo foi apresentado por estudantes em Porto Alegre na 2ª Mostra Pedagógica.

22, 23 de Novembro, 2016

​Nosso grupo de trabalho



        O projeto Conexão Delta surgiu em abril de 2015, idealizado por um grupo de químicos e biólogos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, do  Programa de Especialização em Educação Ambiental e do curso de  Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidaede Federal de Santa Maria (UFSM).

ORIENTADOR: Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto

CO-ORIENTADORA: Neusa Maria John Scheid

MESTRANDA: Gracieli Dall Ostro Persich

BOLSISTAS: Bárbara Kuhn

                       Lucas Santiago dos Santos

COLABORADORES: Rithiele Facco de Sá

Leonan Guerra

José Francisco Zavaglia Marques

Jaiane de Moares Boton

Ana Paula Ardais

Keiciane Canabarro Drehmer Marques

Micheli Bordoli Amestoy

Aline Bona Omelczuk

Daniel Morin Ocampo

Luthiane Miszak Valença de Oliveira

Rosane Teresinha Nascimento da Rosa

Cristiane Raquel Sausen

Fábio Luis Krützmann

Nelson Almeida

​Nossos objetivos



- Colaborar com o ensino de ciências, englobando práticas laboratoriais de baixo custo, usando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o estudo e análise de corpos d’água, fazendo relações com a realidade da escola.

- Vivenciar o método científico, a pesquisa teórica e prática, as análises de dados coletados, a produção de resultados, a socialização dos conhecimentos construídos e a publicação para divulgação das investigações.

- Aprender através da vivência, contextualização e socialização dos conhecimentos.

- Enriquecer as práticas pedagógicas dos professores com atividades a partir da vivência dos conteúdos curriculares para a aprendizagem de conceitos valorizados pela ciência.

- Promover a alfabetização científica.

- Desenvolver práticas de ensino por investigação.

- Reconhecer-se como ser atuante no meio ambiente, vivenciado e contagiando com a educação ambiental.

- Organizar as descobertas dos estudantes em uma rede de estudos sobre os corpos hídricos.

          Entenda...

O projeto Conexão Delta foi desenvolvido para difundir métodos diversos para a análise de corpos d’água por estudantes de escolas básicas do RS.

Oferecemos protocolos guiados com  experimentos e atividades práticas, de forma a interligar as tecnologias às metodologias de campo e laboratório com possibilidades interdisciplinares. Tudo isso aliado à realidade das escolas e conforme o desejo de professores e estudantes em envolverem-se. 

Esse projeto tem adesão em escolas de Santa Maria e Santo Ângelo, no RS, desde setembro de 2015. 

Os resultados têm sido positivos no desempenho escolar dos participantes, pois ao mesmo tempo em que agrega conhecimentos que envolvem o contexto local das escolas, propõe dinâmicas inovadoras que enriquecem as aulas na promoção da construção de conhecimentos de forma contextualizada, crítica e colaborativa.

O andamento do conteúdo e o tempo de duração do projeto vai de acordo com o foco determinado pelos professores. Isso ocorre conforme currículo da escola, sendo essa uma das características do trabalho pautado no ensino de ciências por investigação.

As atividades propostas envolvem coleta de dados a campo e análises laboratoriais na escola, cujos resultados são lançados na internet em mapas, planilhas e por meio de postagem de fotografias. Assim o trabalho fica registrado e comunicado à população em geral, disseminando as produções dos estudantes.

Esperamos que o projeto contribua para melhorar os processos de ensino-aprendizagem em ciências e outras áreas do conhecimento, introduzindo as crianças e os jovens à pesquisa científica por meio da vivência dos passos para a produção da ciência, enfatizando suas repercussões na sociedade e ambiente. Acreditamos que as ideias apresentadas ao longo do Conexão Delta servem de subsídio para que os professores as associem aos conteúdos para ampliar as possibilidades de abordagem dos conceitos científicos, especialmente no que tange à prática interdisciplinar efetiva.

V ENEBIO 2016
bottom of page